arte3

A indústria de rotulagem e as novas tecnologias de adesivos do mercado

arte1

Os rótulos são peças fundamentais para garantir um contato visual e uma ligação satisfatória entre o consumidor e a garrafa e são fatores determinantes na escolha de compra.
Antigamente, as garrafas eram utilizadas apenas em colheitas especiais e para clientes diferenciados. Não possuíam rotulagem alguma, apenas uma marcação pintada em tinta, giz ou alguma outra indicação na rolha.

A indústria da rotulagem teve seu início na segunda metade do século XIX, quando até então os vinhos eram vendidos a granel, em geral em tabernas ou negociantes locais, mas foi apenas após o término da Segunda Guerra Mundial que a importância dessa indústria ganhou uma relevância mais significativa.

A história do rótulo se conecta a diversas nuances da ascensão social, econômica e industrial e com o passar do tempo, seguindo a evolução das garrafas e das colas em paralelo, o rótulo começa a dar os seus primeiros sinais de vida, surgindo em ambientes cosmopolitas e aristocráticos e nasce com a dupla função de identificar o conteúdo da garrafa (proveniência, idade do vinho, nomes do produtor, do engarrafador ou do importador) e evidenciar socialmente o seu proprietário ou consumidor.

arte2

Quando essa indústria começou a ganhar mais espaço, os rótulos esteticamente agradáveis começaram a ser percebidos como sinais de bom gosto, cultura e luxo e junto com a nova era, outras bebidas, como as cervejas por exemplo, também passaram a ser rotuladas e identificadas corretamente. Chegaram também os auxílios e novidades tecnológicas de impressão, fabricantes de adesivos e outros materiais.

O rótulo reflete a imagem e qualidade da marca, por isso é muito importante garantir que estejam sempre fixados com segurança e firmeza, inclusive com resistência à condensação ou água gelada. Para isso é necessária a utilização de adesivos de alto desempenho provenientes de empresas de confiança e tradição que possam assegurar a qualidade de seus produtos.

A Henkel, líder global no fornecimento de soluções para adesivos, selantes e revestimentos funcionais, apresenta ao mercado sua linha de adesivos destinada à rotulagem de embalagens de vidro. A aplicação em garrafas retornáveis é um critério importante para adesivos de rotulagem de garrafas de vidro, bem como o tack e as propriedades de limpeza. Sendo assim, a Henkel desenvolveu a linha Aquence XP, que é indicado para garrafas retornáveis e não retornáveis.

Baseado em polímeros sintéticos, o adesivo Aquence XP é compatível com tratamento de águas residuais, mantém a aderência nos produtos e é de fácil remoção ao retornar para as fábricas.  “O alto padrão de qualidade da linha Aquence XP combinado com a consistência do produto e uma ampla gama de aplicações garante a confiabilidade, consumo econômico e alta eficiência nas linhas de produção”, acrescenta Jorge Strapasson, gerente de vendas de mercado de embalagens Mercosul da Henkel acrescentando que a novidade oferece excelente desempenho de aplicação e atendem as normas de IWR (Ice Water Resistence) e Wash Off para o mercado de rotulagem.

arte3

Fale conosco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *