Adesivo-Hot-Melt-para-Embalagens

Adesivo Hot Melt para Embalagens: Conheça as Vantagens e Veja como Aplicá-lo

Desde eficiência na aplicação até maior resistência, existem alguns fatores que tornaram o Adesivo Hot Melt muito utilizado na indústria de embalagens. Popularizado em meados dos anos 60 nos Estados Unidos, desde então vem ganhando força – conquistando mercados e assegurando cada vez mais seu espaço no cenário globalizado. Veja por que o adesivo hot melt e embalagens combinam tanto em nosso artigo de hoje!

Adesivo-Hot-Melt-para-Embalagens

Aqui em nosso blog já falamos das vantagens do Adesivo Hot Melt para o segmento de higiene e saúde, sendo utilizado na produção de absorventes e itens da higiene feminina, fraldas, materiais de medicina hospitalar e lenços.

Já em relação as embalagens, essa cola termoplástica é usada principalmente no fechamento manual de caixas e outros itens que necessitem de um toque final, atribuindo segurança ao produto à medida em que impede a abertura da embalagem durante seu transporte e armazenamento. Um bom exemplo disso são os panetones, quando há necessidade reforçar suas caixas.

Mas por que utilizar esse produto específico? Por que o adesivo hot melt? Vejamos a seguir:

Vantagens do Adesivo Hot Melt em Embalagens

Fechamento de Caixas

A principal vantagem, responsável pelo crescimento dessa solução, foi a melhor adesão em embalagens, quando comparado a adesivos aquosos. Com o tempo, sua fórmula foi sendo desenvolvida e reestruturada pelas grandes fabricantes de renome mundial, como a Henkel, a fim de aprimorá-la ainda mais.

Isso resultou mais eficiência na aplicação (a selagem é feita rapidamente) e resistência à água, ao calor e a outras condições danosas, além de aumentar a durabilidade da cola, que “envelhece melhor”, se é que podemos dizer assim.

Dito isso, os adesivos hot melt também são bastante usados devido a sua grande gama de aplicações: desde embalagens delicadas até embalagens de materiais pesados e robustos, independentemente do material, pois possui ótima adesão nos vários tipos de papel, plástico e demais substratos. Obs: caso a empresa utilize pallets, o adesivo termoplástico também pode ser usado para estabilizá-los seguramente.

Todos esses fatores, unidos, compõem a força desse produto no mercado de embalagens. Agora, se você está pensando em aplicar esta solução em sua companhia, é preciso levar dois fatores em consideração:

1- A qualidade da cola: aquela velha história de que o barato pode sair caro é a mais pura verdade! Adesivos de má qualidade acarretam em aumentos nos custos e prejuízos, uma vez que não asseguram o fechamento do produto. Portanto, opte por marcas e fornecedores reconhecidos no setor.

2- O aplicador que será usado: tratando-se de aplicações industriais, onde a demanda é grande e contínua, a escolha do aplicador também é determinante. Confira alguns modelos que podem ser usados:

Aplicadores Industriais para Colas Termoplásticas

– K-1200

Aplicador Industrial Hot Melt

– PT 412

Aplicador Industrial PT-412 Hot Melt

Veja mais modelos de aplicadores industriais.

Sobrou alguma dúvida relacionada ao tema? Entre em contato com um consultor. E não deixe de acompanhar o nosso blog para mais conteúdos correlatos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *