detalhes das peças de um carro em 3d

Adesivos PUR: Vantagens do uso na indústria automobilística

detalhes das peças de um carro em 3d

Como você sabe, o uso de colas e adesivos (Hot Melt, por exemplo) é muito comum em grandes indústrias. No ramo automobilístico não é diferente! A cola PUR, por exemplo, é um recurso muito utilizado para fazer colagens de acabamentos e montagens que demandam alta resistência. Ainda não conhece os adesivos PUR e toda a sua relevância na fabricação e montagem de veículos? Então siga na leitura e conheça todas as vantagens que esse tipo de cola pode oferecer.

O que é adesivo PUR? Como é feita a aplicação?

PUR, sigla para poliuterano reativo, é um tipo de cola monocomponente, com alta resistência química e física. É conhecido como um dos adesivos com mais benefícios estruturais, de categoria não-inflamável, resistente a água, apresentando alto rendimento e resultados rápidos no quesito velocidade de colagem.

É classificado como um adesivo termofixo, ou seja, é muito resistente a altas temperaturas. Uma vez aquecido, o adesivo PUR torna-se sólido, fixando assim a sua colagem. E se for reaquecido, a solidez permanece, e em certos casos, fica ainda maior. Portanto, o PUR é uma cola que só se derrete uma vez, na sua primeira aplicação e, após aplicado, não poderá derreter novamente.

Para ser reaproveitado em novas aplicações, em caso de erros, ajustes ou refações, o PUR pode ser moído e utilizado novamente como carga de enchimento em outros produtos. Há casos de uso de PUR em espuma de bancos, auxiliando com uma característica antirruído ao produto. (Fonte).

Utilidades do adesivo PUR na indústria automobilística

Por conta dessas características, o PUR é uma cola muito relevante na indústria automobilística já que os carros são expostos constantemente a altas temperaturas. Nem mesmo diante de um calor de 100°C uma peça que foi montada/colada com PUR será capaz de descolar.

Inicialmente, foi uma cola desenvolvida para atuar em usos internos, mas também tem uso adaptado para componentes externos ao receber um tratamento protetor adequado. Portanto auxilia em diferentes partes na fabricação dos veículos, tais como:

– Montagem de carroceria;

– Selagem de faróis;

– Isolamento acústico;

– Montagem de peças do interior do veículo;

– Confecção de bancos;

– Selagem de peças eletrônicas componentes do motor;

– Montagem de rodas e calotas;

– Colagem das placas de baterias;

– União estrutural em peças de metal;

– Colagem de borrachas em geral;

– Montagem das peças dos filtros de ar; dentre outros. (Fonte)

Para a maioria dos exemplos, torna-se necessário equipamento/maquinário industrial apropriado para a aplicação da cola, para garantir assim a eficácia da colagem.

Indicação de marca de adesivo PUR

Existem diferentes tipos de PUR, portanto o ideal é entender qual o melhor adesivo para a sua necessidade na indústria automobilística. Isso fica mais fácil com uma empresa parceira que entenda de colas, adesivos e toda a qualidade necessária em cada procedimento!

Uma marca mundialmente conhecida pela sua excelência em acabamentos, processos de produção e produtos já finalizados é a TECHNOMELT, da Henkel. Para saber mais sobre os adesivos PUR, fale com o principal e maior distribuidor da marca aqui no Brasil, a Rhamos e Brito! Estamos prontos para te auxiliar na seleção correta do melhor tipo de produto que vai garantir ainda mais qualidade e resistência aos seus produtos industriais. Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *