mulher gravando vídeo para youtube

5 ideias de como mostrar o seu artesanato no YouTube

mulher gravando vídeo para youtube

Engana-se quem pensa que a maior rede social do mundo é o Facebook, Twitter ou Instagram. É o YouTube! Uma plataforma incrível de divulgação de conteúdo em forma de vídeos que possibilita uma ampla vitrine de variedades, inclusive para seu artesanato.

E é exatamente sobre isso que vamos falar hoje! Aprenda a seguir algumas dicas de como apresentar seu artesanato no YouTube e conseguir muitas visualizações!

Mas antes, o que mais atrai as pessoas no YouTube?

No YouTube, qualquer pessoa posta vídeos, com ou sem edição, desde clipes musicais a vlogs do dia a dia. Mas ao contrário do que muitos pensam sobre apenas conteúdos com edições ricas e “efeitos especiais” fazerem sucesso, contas pequenas ganham notoriedade cada vez mais por causa de outra coisa: conteúdo original.

As pessoas gostam de inovação. Elas buscam e se apaixonam quando encontram pessoas sinceras, naturais e simpáticas falando sobre conteúdos relevantes, que levem algum ensinamento legal, com algum sentimento bom por trás.

Sendo assim, antes de pensar em um vídeo extremamente bem editado, você precisa focar no conteúdo produzido tornando-o interessante de ser acompanhado, além de ter regularidade e frequência de postagens no canal, para as pessoas terem prazer em seguir você.

O que vai fazer a pessoa curtir e compartilhar seu vídeo? Ou melhor: o que vai fazer essa pessoa voltar ao seu canal para ver mais coisas? Trabalhe bem seu conteúdo e crie um público orgânico apaixonado pelo que você mostra!

5 ideias de como mostrar seu artesanato no YouTube

Se você está começando nessa rede social agora, ainda está na fase de planejamento de conteúdo, ou seja, sobre o que e como você vai postar seu artesanato no YouTube.

Para te inspirar, separamos algumas dicas de formatos de vídeos que têm alta relevância na plataforma, com muitas visualizações e interações. Veja quais deles têm a ver com a sua ideia e se adapte!

  1. Faça tutoriais e passo a passos

O artesanato é uma arte que inspira outras pessoas a quererem fazer também. Na internet, as buscas por DIY (do it yourself ou faça você mesmo) aumentam cada vez mais! E nessas buscas, as pessoas estão querendo encontrar tutoriais e passo a passos de vários tipos de artes, seja para vestir, usar, decorar ou presentear.

Sendo assim, filme você fazendo o artesanato, explicando passo a passo de como fazer e poste no seu canal! Se você tiver alguma técnica especial de colagem, ou algum produto diferente que usa, é só indicar e facilitar a vida das pessoas com essas dicas.

  1. Fale sobre customização de coisas

Ainda sobre DIY, as pessoas tentam fazer objetos de decoração e outros itens personalizados com frequência, então se você trabalha com artesanato personalizado, com o nome da pessoa ou foto, por exemplo, ensine como você faz! Dependendo da forma como você ensina a customização, se for de algum jeito diferente ou inovador, o vídeo pode bombar na internet.

  1. Faça vídeos de “antes e depois”

No mesmo estilo de customização de itens, você pode mostrar como ficou determinado produtos antes e depois do seu trabalho. Essa chamada de comparação costuma atrair muitos cliques! Você pode dar o seu toque criativo em produtos velhos e usados ou que comprou um lojas de antiguidades e brechós, por exemplo. As pessoas adoram essas dicas de “reviver” materiais de forma criativa.

  1. Fale sobre dicas de como usar materiais para seu artesanato

Você mesma já deve ter pesquisado no Google ou mesmo no YouTube sobre como usar algum material para artesanato, como aplicadores e colas quentes, por exemplo. As pessoas pesquisam para aprender a usar, aprender dicas de uso, por mais experiente que possam ser, ou saber se determinado é bom mesmo para ela poder comprar.

Sendo assim, se você domina bem variados materiais que sejam comuns no dia a dia de que trabalha e cria no artesanato, poste no seu canal esse tipo de dicas. Sabe aquela técnica de limpeza que você faz no seu aplicador? Ou aquela dica para a cola quente render mais? Mostre como fazer nos seus vídeos!

  1. Faça avaliações sobre produtos e materiais

Outra dica boa é sobre avaliação de produtos para o seu canal. Antes das pessoas comprarem materiais para seu artesanato, elas querem ouvir o que outras pessoas que já usam acham sobre esses itens.

Sendo assim, você pode comprar e testar diferentes coisas e postar vídeos sobre a sua experiência de compra. Você pode testar e dizer se for aprovado ou não, indicando ou não a marca; pode utilizar algum produto que criou e dizer se a qualidade foi boa ou não; dentre outros que mostre a sua avaliação perante aquele produto.

“Vou expor meus segredos? Assim não vou vender!” – Não pense assim!

Não é porque você fala como faz que as pessoas vão “roubar” sua posição na venda dos seus artesanatos. O YouTube será uma vitrine para todos verem a profissional incrível que você, com alta possibilidade de receber indicações e muitos pedidos de compras, de todo o Brasil. Para isso, em todos os vídeos, divulgue sempre seu site, formas de contatos e outras redes sociais! E no próprio vídeo mesmo você pode convidar as pessoas a conhecerem melhor seu trabalho.

Além de vitrine, você também tem a chance de fazer o seu canal crescer e ganhar dinheiro com o próprio YouTube ao monetizar seus vídeos. Portanto, abra a sua mente, compartilhe seus conhecimentos e crie um público orgânico que admira seu trabalho!

_

Curtiu as dicas de divulgação do seu artesanato no Youtube? Que bom! Mas não se limite apenas a essas ideias, ok? O seu tipo artesanato pode abrir portas para outras ideias, basta pensar e se inspirar também em outras páginas que você acompanhe, lembrando sempre de dar o toque que tenha tudo a ver com seu jeitinho de trabalhar. Descubra seus diferenciais!

Para todas essas ideias, Rhamos e Brito pode acompanhar você! Somos uma marca de aplicadores e colas quentes da melhor qualidade e confiabilidade do mercado. Confira nossos produtos focados em uso artesanal, hobby e profissional no nosso site clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *