colas industriais de encadernação

Quais as melhores colas industriais para encadernação ?

colas industriais para encadernação

A encadernação é uma prática antiga de conservação e junção de materiais, como papéis e documentos, com conteúdo comum. Desde a antiguidade, quando os pergaminhos perderam a popularidade para os livros, o método de preservação tem sido utilizado e aperfeiçoado.

Na antiguidade, o procedimento era feito por artistas, que usavam pinturas requintadas, vários metais e, até mesmo, pedras preciosas para unir e acondicionar materiais de cunho religioso.

Atualmente, as capas continuam com a mesma finalidade de proteção, mas ganharam aprimoramento tecnológico, tanto nas técnicas e máquinas, quanto nas colas industriais de encadernação.

Os adesivos usados para encadernação que apresentam maior desempenho são os aquosos e termoadesivos. Planejados para fixar diversas superfícies, eles também são preparados para uma grande variedade de equipamentos de aplicação. As tecnologias utilizadas nas colas industriais são:

  • Technomelt®;
  • Safe-T-Melt®;
  • Purmelt®;
  • Disp-O-Fusion®.

Antes de solicitar um orçamento é fundamental verificar com o fornecedor qual produto e aplicação adesiva se ajusta melhor a sua necessidade. Dessa forma, é possível explorar adequadamente as melhores qualidades da substância e, assim, atingir um resultado eficaz.

Aplicações da cola industrial para encadernação e na arte gráfica:

  • Adição de pequenos presentes e amostras grátis em livros e revistas: Para esta finalidade são usados adesivos de aglutinação temporária, que podem ser removidos facilmente sem danificar o papel;
  • Centro de fixação e dobra em offset: Transformação de bobinas de papel em panfletos, gravura e impressão de jornal;
  • Acabamento gráfico: A laminação de OPP transparente ou filme é realizada para proteger e aprimorar a impressão de aplicações, como capas de livros, panfletos e cardápios.
  • Encadernação de livros de capa dura: a qualidade do trabalho depende do adesivo certo. O procedimento mais utilizado é a termoencadernação, realizada com colas quentes e ativadas termicamente, sem necessidade de furar o material.

As indústrias de arte gráfica procuram fixadores que apresentem alto desempenho e excelentes propriedades de processo. A marca mais conceituada no mercado de tecnologia adesiva é a Henkel.

A empresa possui em seu portfólio diversas soluções de selantes, adesivos e revestimentos, entre elas, a Aquence e a Technomelt, que são distribuídas pela Rhamos & Brito.

A seguir, acompanhe as principais características dos produtos:

colas industriais de encadernação

Conheça a tecnologia de colas industriais para encadernação da Henkel

Todos os materiais da marca são formulados para ajudar a otimizar os procedimentos operacionais e entregar soluções inovadoras e de qualidade. Saiba mais sobre as colas para encadernação:

AQUENCE: A solução de base aquosa é um produto sustentável e apresenta ampla gama de aplicações, como a artes gráficas e encadernação de revistas e catálogos. O produto pode ser utilizado em todos os sistemas de bocal, apresenta rápida fixação e alta resistência a rasgos.

TECHNOMELT: A tecnologia de secagem rápida inclui uma gama completa de adesivos de fusão a quente. A marca apresenta maior estabilidade térmica – em comparação aos produtos tradicionais -, minimiza o tempo de ajuste, é incolor e inodoro e permite velocidades altas de aplicação.  Assim como a AQUENCE, o material é usado para diversas finalidades.

A Henkel é líder mundial no fornecimento de soluções industriais, incluindo as colas industriais de encadernação. Os produtos são formulados para alcançar os maiores padrões possíveis de qualidade.

A Rhamos & Brito realiza a distribuição autorizada de algumas linhas de produtos da marca. Dessa forma, é possível proporcionar aos clientes tecnologia de ponta com rapidez e agilidade!


CTA Orçamento Henkel

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *