cola-quente

Pistola de cola quente: Saiba como utilizar de forma segura!

As pistolas de cola quente são muito utilizadas ao redor de todo o mundo, desde projetos artesanais simples até na indústria! O equipamento, porém, possui algumas precauções que devem ser tomadas para que não haja riscos para o usuário, assim como para que a pistola tenha um tempo útil maior.

Pistola de Cola Quente

Existem muitos relatos de pessoas que tiveram problemas com apenas alguns dias de aplicação, sendo que seguiram todas as recomendações de uso. Outros defeitos apresentados são: gatilho ineficiente, fios de alimentação curtos, tempo elevado de aquecimento, falta de isolamento térmico e inexistência de canal para correr a cola.

Nestes casos, a pistola de cola quente é de má qualidade.

Portanto, é importante ressaltar: trabalhe apenas com produtos confiáveis para sua própria segurança. Equipamentos extremamente baratos podem sair muito caro para você e seu negócio!

Uma boa maneira de verificar a qualidade é investigar se o aplicador possui o certificado da INMETRO e outros indicadores de órgãos reguladores que afirmam a eficácia e segurança do produto em questão. No site do INMETRO é possível fazer uma busca pelas empresas que possuem tal certificado.

Utilizando a pistola de cola quente de forma correta

Como já visto anteriormente, a qualidade é essencial para o resultado desejado. Sabendo disso, agora vamos à uma lista com os cuidados a serem tomados:

Tempo de aquecimento e uso

Tome cuidado em relação ao tempo que a pistola permanece ligada, seja para esquentar ou durante a utilização: cada modelo possui particularidades!

Um modelo específico para pequenos ajustes não tem o mesmo potencial de funcionamento de outro profissional!

Quanto mais o tempo de uso diário recomendado for ultrapassado, mais riscos de curto-circuito e afins se corre. Para evitar tal situação, recomendamos que a compra seja feita de acordo com a carga horária de uso.

Nesta etapa, aproveite e verifique se os fios estão completamente encapados.

Mantenha distância de inflamáveis

Objetos aquecidos e materiais inflamáveis são uma combinação perigosa! Mantenha uma distância segura.

Atenção ao bastão de cola

Verifique se o bastão de cola é o adequado para a pistola. Por mais similares que sejam, os modelos podem exigir tamanhos diferentes.

Vale lembrar que não é necessário trocar o bastão a cada uso!

Recomendamos a utilização dos bastões de cola quente Rhamos e Brito, pois são confiáveis e reconhecidos!

Caso você adquira um de baixa qualidade, o resultado será uma concentração de matéria prima maior que o normal, podendo causar entupimento do aplicador e forte odor ao usuário.

Deixe o bico limpo

Para que a passagem da cola não seja atrapalhada, limpe o bico antes e depois de usar. Um bico obstruído impede a saída da cola derretida, prejudicando também o projeto em questão.

Evite apontá-la para cima

Apontá-la para cima pode resultar em problemas, como queimaduras. O correto é trabalhar em sua posição de segurança, evitando que o material quente caia sobre o usuário.

Sempre que possível o aplicador deve ser mantido na posição de 45º, principalmente quando ele não estiver sendo usado. Assim, evita-se o entupimento do aparelho e pequenas queimaduras em quem está utilizando-o.

Quer saber mais? Leia nosso artigo – Pistola de cola quente: Qual é a melhor? – e aprofunde-se.

Por que comprar pistolas de cola quente Rhamos & Brito?

Pistola de Cola Quente Rosa

(G250 Rosa, da linha Hobby, também disponível na cor azul)

Desde 1997 a Rhamos & Brito tem como principal objetivo proporcionar a clientes alta qualidade, desempenho e segurança em colas bastão e aplicadores importados, atendendo diversos segmentos, sempre suprindo a necessidade do cliente.

Trata-se de uma empresa especializada no segmento. Proporcione agora mesmo ao seu negócio a qualidade de quem possui o know-how: veja nossos produtos!

Continue acessando nosso blog para mais artigos! Quer conferir a qualidade Rhamos & Brito? Basta acessar nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *