florista fazendo venda online

5 dicas para vender seu artesanato online

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A internet é muito versátil para o dia a dia de quem faz artesanato. Por meio dela, podemos interagir nas redes sociais, mostrar os trabalhos aos amigos e assistir tutoriais de DIY para replicar em casa.

E se você também deseja vender seus artesanatos feitos com cola quente, fica ligado neste artigo, pois temos algumas dicas de como vender artesanato online muito boas para você!

Mas antes, por que vender seu artesanato online?

As vendas online são uma das melhores formas de divulgação para todo porte de negócio, em especial para pequenos empreendedores e trabalhadores informais, por toda a facilidade e possibilidades de investimento reduzido que oferecem.

Isso inclui o trabalho de artesanato, que geralmente faz parte da vida das pessoas como renda extra ou até um hobby.

Sendo assim, aposte em vender artesanato online! Usar um site, e-commerce compartilhado ou até mesmo suas redes sociais como vitrine online para seus produtos atinge mais públicos, além dos seus amigos e familiares. Qualquer pessoa interessada no seu trabalho vai chegar até você!

5 dicas para vender artesanato online

Confira essas dicas para começar bem ou turbinar suas vendas com inteligência, criatividade e bom gosto virtualmente!

  1. Considere vender seus produtos online em redes sociais

Se você busca formas de vender artesanato online, mas ainda não consegue investir num próprio site, você pode aproveitar um espaço nas suas redes sociais para criar vitrines e divulgar seus produtos.

Você pode divulgar fotos e vídeos no Instagram, Facebook (na sua fanpage e em grupos) e até no seu canal do YouTube, por exemplo, mostrando os produtos, como fez e divulgando os seus contatos para pedidos.

Use hashtags, marque parceiros que possam divulgar e peça para seus amigos compartilharem também. Nas redes sociais, a concorrência pode ser alta inicialmente, mas é bom para aumentar a visibilidade.

Também pode divulgar entre seus contatos no Whatsapp, por meio de listas de transmissão, pedindo para seus amigos e familiares ajudarem na divulgação, repassando as fotos em grupos, por exemplo.

  1. Ofereça boas formas de pagamento

Consumidores online sempre buscam as melhores opções de comodidade, incluindo pagamento. Portanto ofereça boas possibilidades para eles, tais como cartão de crédito, boleto ou ainda Pag Seguro, sendo meios que independem de localização geográfica ou do horário da compra.

  1. Tenha atenção e cuidado com o envio

Muitas empresas perdem pontos com o cliente quando o produto chega danificado ao endereço. Você não vai querer que seu artesanato chegue “quebrado” na casa do cliente, né? Sendo assim, opte por embalagens resistentes para enviar seus produtos; utilize recursos de proteção, como isopor ou plástico-bolha, preservando o produto intacto até o destino. Se necessário, anexe um adesivo ou uma informação de “Produto quebrável” na embalagem, para informar também à empresa de envio.

  1. Mostre bem o seu produto

Mais que fotos e uma boa descrição, saiba mostrar bem seu produto na vitrine do site, principalmente se for algo para ser usado ou manuseado. Faça vídeos e tutoriais de uso, por exemplo, assim o comprador entende bem. Além de ajudar, esse nível de detalhamento é um diferencial para sua marca.

É muito importante lembrar que a pessoa que recebe seu produto deve conhecer ele detalhadamente, criar uma carta explicativa do funcionamento ou passo a passo do mesmo é bem bacana, pedindo para que compartilhe nas redes sociais e marque sua empresa, consequentemente ficando conhecida.

  1. Invista os lucros no negócio!

Caso você queira fazer do artesanato um meio forte de renda fixa na sua vida, aprenda a investir o dinheiro recebido nas vendas em meios de divulgação para seu negócio, também em ambiente digital.

Não considere lucro as vendas iniciais, e sim a arrecadação de dinheiro para você investir em anúncios digitais, no Google e em redes sociais, além do seu site futuramente. Ou ainda invista em novos materiais e criações para ampliar as vendas. Essa é a visão de um bom empreendedor!

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